1

Regras Concurso Cosplay

1. INTRODUÇÃO

1.1. O concurso cultural de cosplay será realizado no evento Anime Gakuen, nas modalidades: Desfile e Livre.

1.2. É responsabilidade dos organizadores do evento e do coordenador do Concurso de Cosplay o cumprimento destas regras e entrega dos prêmios.

1.3. O concurso tem caráter amador.

1.4. O concurso é único com participação em dois dias, sendo permitido ao concorrente participar com COSPLAYS diferentes em ambos os dias, valerá a menor nota caso o COSPLAY se repita.

1.5. O concorrente não pode ser premiado duas vezes na MESMA categoria, valendo apenas a maior nota dentre as apresentações nesta categoria durante o evento.

2. AS CATEGORIAS

2.1. As categorias do concurso de cosplay são:

.Desfile (categoria única individual) - O participante deverá subir ao palco, andar pelos lugares designados e parar brevemente frente à platéia e aos juízes para ser avaliado. Não é necessário fazer nenhum tipo de apresentação ou interpretação.

.Livre (categoria única individual) - Os participantes subirão ao palco para realizar sua apresentação baseada ou não na personalidade dos personagens que estão interpretando.

2.2. Os juízes observarão atentamente se cada apresentação é coerente com a categoria na qual está inscrita.

3. ALGUMAS REGRAS E PROIBIÇÕES

3.1. O concurso é aberto para pessoas de qualquer idade e de todas as origens presentes no evento.

3.2. É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores e staffs do evento, sendo permitida a participação de funcionários de terceiros (estandes, salas temáticas, etc).

3.3. São considerados válidos cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público. Serão desclassificados – na categoria Desfile – personagens originários de fanzines e fóruns, assim como “cosplays originais”. Em todas as categorias é vetada ainda a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos (hentai) como medida de segurança e integridade física para menores de idade e participantes em geral.

3.4. É terminantemente proibido o porte de explosivos, armas de fogo (mesmo descarregadas), armas brancas com lâmina afiada e armas metálicas (apenas objetos que não representem perigo para os presentes no evento serão permitidos). O porte deste tipo de objeto dará ao evento a autoridade da barrar o visitante na entrada e recolher o mesmo ao guarda-volumes, tendo o visitante o direito de retirá-lo no final do evento.

3.5. A interação com a plateia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos, nem exceda o tempo estipulado para a apresentação do participante ou atrapalhe o andamento do concurso.

3.6. É proibido pular do palco ou atirar objetos (acessórios do cosplay e afins) para fora dele.

3.7. O cosplayer deve entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia. Assim como fazer a apresentação da maneira como for instruída com o equipamento de palco.

3.8. É proibido, durante a apresentação de cosplay ou desfile no palco, qualquer tipo de divulgação (inclusive sobre o evento), salvo casos onde o personagem ORIGINAL utiliza e com prévio conhecimento da equipe julgadora. A incorrência leva a desclassificação.

3.9. A participação de profissionais teatrais e cosplayers remunerados pelo evento, será permitida, porém não participará da colocação para prêmios.

3.10. É proibido o uso de confetes e outros materiais que possam apresentar riscos de incêndio ou danificar a estrutura. Todo efeito especial deve ser executado através do telão.

4. APRESENTAÇÃO

4.1. O participante da categoria Desfile tem 30" (trinta segundos) e o participante da categoria Livre terá 2' (dois minutos) no palco

4.1.1. Após o tempo estipulado esgotar, será descontado 0,5 da nota final por segundo de atraso tendo o audio cortado se execeder 15 segundos.

4.1.2. O participante do Livre tem 30" (30 segundos) para montagem e o mesmo tempo para desmontagem de cenário, sendo que os atrasos nestes contarão no tempo da apresentação.

4.2. O concurso será assistido por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. Por isso, é exigido do participante bom senso para a definição de sua apresentação.

4.3. Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do mesmo.

4.4. Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentado ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.

4.5. O participante do concurso poderá utilizar mp3 em um pendrive com o som para a sua apresentação. O cosplayer que utilizar este recurso deve testá-lo com antecedência e depois entregá-lo devidamente identificado, com fita adesiva especificando a faixa e seu número de inscrição.

4.5.1. Não há limitações quanto à trilha sonora da apresentação, desde que seja condizente com a situação representada e não fira as regras 4.2, 4.3 e 4.4.

4.6. Caso haja problemas de responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplayer for prejudicado, ele poderá repetir a sua apresentação no final do concurso. Pen-drives defeituosos não se incluem neste caso.

4.7. O cosplayer se responsabiliza pela integridade de aparelhagem e acessórios do evento quando em seu poder. Ou seja, deverão tomar muito cuidado com os microfones e caixas de som. Caso seja permitido ao cosplayer segurar o microfone e ele o deixar cair no chão ou bater o mesmo, ele será desclassificado, seja o ato feito com esta intenção ou não.

4.8. Para a igualdade de todos os competidores, os cosplayers não poderão levar material adicional de som como microfones, guitarras ou qualquer tipo de equipamento eletrônico.

4.8.1. Também não são válidos matérias e equipamentos adicionais como: datashow, máquina de fumaça e/ou espuma, telão, retro-projetor entre outros.

4.8.2. O evento não disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco.

4.9. Sobre material de apoio.
O material deve ser entregue no momento da inscrição não sendo aceito em nenhum outro momento.
Vale destacar que o material de apoio deve ser coerente com a apresentação, cabendo a coordenação do concurso julgar se o mesmo se enquadra ou não dentro deste quesito.
O material impresso permanecerá em posse da organização do concurso e não será devolvido aos participantes.
A equipe do evento não se responsabiliza por mídias esquecidas no balcão de informações, então peça pelo mesmo ao terminar sua inscrição.

4.9.1. Referências - O cosplayer deve levar material impresso em 3 vias (uma para cada juiz) com imagens do personagem em ângulos diferentes com uma breve descrição do mesmo.
IMPORTANTE! O cosplayer que não apresentar referências não poderá ser rankeado.

4.9.2. Audio - é permitido o uso de áudio de apoio na apresentação LIVRE (individual) não sendo permitido o mesmo durante a apresentação de DESFILE. O áudio deve ser entregue em Pen-Drive no formato MP3.

4.10. Cada participante poderá fazer apenas 1 (uma) apresentação livre individual e uma apresentação desfile por dia de evento.

4.11. Cada participante pode subir ao palco com dois staffs pessoais, e estes devem usar roupas completamente preta (camisa e calça). Deve ser informada a utilização dos staffs no momento da inscrição do cosplayer. Caso contrário, sua entrada e permanência no palco será proibida.

4.11.1. A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. Os juízes serão instruídos a observar e reportar abusos, ocasionando em desclassificação. Exemplo: manipulação de marionetes ou fantoches, interpretação de segundo personagem etc.

4.12. O cosplayer não poderá utilizar a equipe de palco do evento como apoio de apresentação.

5. PASSOS PARA A INSCRIÇÃO

5.1. Os participantes do concurso deverão se dirigir ao balcão de informações e preencher seus dados com o staff responsável.

5.1.1. ATENÇÃO! Ao preencher a inscrição o participante declara que está de pleno acordo com as regras do concurso. A inscrição deve ser feita por completo, e caso algum campo não esteja preenchido, o mesmo vai ser desclassificado, mesmo que tenha ficado em primeiro lugar no concurso.

5.2. O participante irá receber no ato de sua inscrição um button com o número de sua apresentação. Este button deve ser mantido em seu poder e entregue ao responsável pela fila meia hora antes de sua apresentação. Por favor, mantenha seu button guardado e não se esqueça do número que nele consta. Caso perca o button, o participante será desclassificado.

5.3. Os Cosplayers devem se reunir 30 (trinta) minutos antes do concurso, ao lado do palco ou assim que o apresentador anunciar o início dos preparativos para a fila do concurso. Os cosplayers organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo staff responsável, serão desclassificados.

5.4. O número de participantes de cada categoria seguirá a por dia seguinte tabela:
- Desfile 100 inscritos
- Livre 20 inscritos

5.4.1. Encerrados o número de inscritos, não abriremos exceções. Não adianta insistir!

6. JULGAMENTO

6.1. As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final. A banca será composta de 3 (Três) juízes, sendo que cada categoria terá 1 (um) suplente.

6.2. Os quesitos de julgamento são "roupa" e “complexidade” (Desfile), “criatividade”, "interpretação" e "roupa" (Livre). Cada um receberá nota de 1 (UM) a 10 (DEZ), com intervalos de 0,1. A nota 0 (ZERO) será dada apenas aos cosplayers desclassificados.

6.3. Para o quesito "roupa", será julgado sua fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa. Este quesito terá peso 8 para o Desfile e peso 2 para o Livre.

6.4. Para o quesito “complexidade”, será avaliado a dificuldade de elaboração do cosplay (materiais, acessórios, etc). Este quesito terá peso 2 para o Desfile.

6.5. Para o quesito "interpretação", os juízes são instruídos a julgar a qualidade da encenação. Este quesito terá peso 4 para o Livre.

6.6. Para o quesito "criatividade", será julgado a originalidade e a presença de palco da apresentação. Este quesito terá peso 4 para o Livre.

6.7. Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados e sujeitos a premiação, caberá ao presidente do júri decidir o desempate.

6.8. Os juízes se reunirão antes do concurso, para receber instruções detalhadas sobre o procedimento e os critérios de julgamento, e se reunirão após o concurso, para analisar o cálculo das notas e assinarem um documento, declarando estarem de acordo com os resultados finais do concurso.

6.9. Os juízes e apresentadores do concurso de cosplay são escolhidos pela coordenação do concurso e aprovados pela coordenação de palco.

6.10. As somatórias, médias e notas finais serão feitas pela coordenação do concurso.

7. OBSERVAÇÕES FINAIS

7.1. A premiação será anunciada previamente pela equipe do evento em suas mídias digitais.

7.2. Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e pela coordenação de palco. A decisão será soberana e inquestionável, não cabendo interferência da direção do evento.

7.3. Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.

7.4. A premiação é encomendada, podendo não estar disponível para retirada no dia. Em caso de o prêmio não estar disponível, será anotado os dados de residência do competidor premiado e posteriormente enviado pela empresa CORREIOS.

7.5. O competidor, que desrespeitar as regras do evento como um todo (inclusive as do concurso) pode ter sua participação no concurso, assim como a entrada no evento, vetada por uma quantidade de edições a ser definido pela coordenação do evento.

7.6. IMPORTANTE! A categoria só será premiada se houver no mínimo 5 participantes na mesma.

comments powered by Disqus